segunda-feira, 30 de junho de 2025

LUIZ ALVES DE OLIVEIRA

Homenagem prestada no antigo orkut de seu neto Carlos Hermínio Oliveira Sobral



 



Hoje, 19 de fevereiro de 2006, descansa em paz, Luís Alves de Oliveira. 
Junto com Maria Hermínia, ele fez o impossível, virar possível.
Fizeram 14 filhos, e transformaram estes 14, em seres humanos muito bem sucedidos.
Fizeram trinta e tantos netos valorizarem acima de tudo o amor ao próximo, o sentimento família, os estudos como forma de ser um grande cidadão.
Estenderam a mão e foram pais daqueles que precisaram...
Entre outras diversas coisas, é impossível falar de Luís Alves, e não falar de Maria Hermínia. Ele, o “Gigante”, e ela, a “Fortaleza”.
Fortaleza, pois ela foi a mãe de todos, a base, a origem. Gigante, por ser o exemplo de vida de todas as pessoas, seja como marido, pai, avô, irmão, amigo... 
Depois de vencer todas as coisas que um ser humano na vida possa enfrentar, Luís Alves nos deixou lições de vida que jamais serão esquecidas... Descanse em paz... Gigante Luís Alves!

Eu, Carlos Hermínio Sobral Oliveira, neto com orgulho de Luís Alves de Oliveira, deixo meu abraço para todos familiares e amigos deste GIGANTE ser...

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, ESTOU CADA VEZ MELHOR”. 



 

Comentários para esta foto

 

Danilo Romão em 19/2/2006 15:58:45 disse:
Um texto simples e forte, assim como seu Luiz sempre foi. Acredito que carlão resumiu muito bem a estoria dessa grande pessoa a qual eu tanto admiro. E ele agora está descansando e olhando por todos nós.
Seu Luiz teve uma vida que é exemplo para muitos e é este exemplo de vida e todas as coisas boas que vivemos ao lado dele é que devemos guardar na memória. E lembrar também que ele sempre quis essa União Familiar que temos hoje e devemos, portanto, lutar para mantê-la. 
Me orgulho de estar sendo considerado como um neto nessa familia tao acolhedora que ele, junto com Dona Maria Hermínia, criou. Um abraço a todos os familiares e amigos deste GIGANTE:

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, ESTOU CADA VEZ MELHOR”. 

Danilo Costa Romão Silva


 

 

felipe herminio Oliveira Souza em 19/2/2006 16:06:57 disse:
fazendo minhas análises, imagino este momento como o nascimento de uma borboleta onde vovo luis sai do casulo do corpo e ta voando pra um lugar melhor...imagino eu q isso esteja acontecendo a tardinho em um por du sol bem lindo...
imagino tb todo mundo junto em cima de uma colina dando tchau...

é vovo luis foi como um mestre, um pilar para nois todos sempre nos ensinando coisas importantes e q com ctz marcaram nossa vida pra melhor, ele ao lado de vovo nenem guiou toda essa imensa familia com maestria e como meu querido primo carlos disse: uma familia mto bem sucessedida...

um sentimento de saudade fica em mim, mas tb um sentimento de felicidade por ver q vovo cumpriu sua missão aki na terra mto mto bem e q motiva a fazer um msm... é como ele msm dizia: GRANDE HOMEM! e isso me incentiva a ser um grande homem tb...

brigado vovo luis...

lipe

 

 

vaca em 20/2/2006 10:16:55 disse:
Vovô Luis como era chamado por todos, mesmo akeles que não eram netos, simplesmete uma pessoa amada por todos que, com certeza deixara saudades entre nós.

Felicidade, mto amor, fraternidade, união objetivos completados a risca,Missão completa. Agora ele foi embora, irá descansar O GRANDE HOMEM, com certeza Vovô Luis tem seu lugar guardado junto a deus.

Victor Bomfim Nunes ( vaca )



 

 

Ilma e Valdivino em 20/2/2006 12:47:56 disse:
Os nossos sentimentos de pesar a todos os familiares.
Sr. Luis é um exemplo de amor, paz, trabalho,união,fraternidade para todos que o conheceu.

 

 

Marina em 20/2/2006 12:48:05 disse:
Eu amo muito todos vocês, vovô era um pai para mim - acho q todos sabem disso...
to aqui me acabando de chorar, não quero nem falar mais! Só que amo vocês do fundo do meu coração!

 

 

Flavinha em 20/2/2006 12:54:07 disse:
Bem...eu não sei o q dizer...concordo plenamente com tds vcs...saudades...mts saudades...finalmente ele descansou...a missão ja estava cumprida e agora foi encontra vovó Nenem...esta nos braços do Pai

 

 

IVAN em 20/2/2006 13:03:30 disse:
Apesar de não ter conhecido seu Luís mais intimamente,sempre o adimirei por ter estruturado essa família exemplar,uma verdadeira personificação de união e de companheirismo e tenho propriedade para escrever essas palavras,pois conheço vários integrantes desta família,principalmente os da nova geração,e pelos atos deles posso reconhecer o quanto essa família é especial....que seu Luís repouse em paz e q sempre seja reconhecido por tudo que já fez em vida.......felicidades pra todos!!!!!!!!

 

 

Danilo Aguiar em 20/2/2006 13:49:11 disse:
...Nada do que eu disser vai, de fato, descrever a perda...

 

 

Carlos Herminio de Aguiar Oliveira em 20/2/2006 18:42:25 disse:
Muito bem Carlão, pela bela foto e mensagem compatível com o Gigante Luiz Alves.
Papai sempre foi e continuará sendo um Grande Homem, com um imenso legado de muitos ensinamentos e lições de vida para todos nós. 
Sejamos fortes mais do que nunca, como êle sempre foi. Eu que estive longe do seu convívio no ano passado, tive o exemplo de sua fé em Deus pois pude ainda revê-lo nesses seus ultimos dias. Estamos convictos que o momento mais do que nunca é de união e da certeza de que que êle agora reencontra Dona Hermínia, a quem todos nós devemos nossa existência.
Que Deus nos dê força, luz e paz, e possamos repetir constantemente nas nossas angustias e problemas, a celebre frase por êle bem pronunciada:
"Todos os dias sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor"
E porque não dizer até breve meu querido pai!

 

 

Jessé e Dilma em 20/2/2006 19:56:54 disse:
Queremos deixar nossas palavras de pesar à toda a família que sofre agora a perda, não de um ente querido, apenas, mas de alguém da estirpe do Sr. Luís Alves. 
Sem dúvida há em todos nós um sentimento de grande perda, de empobrecimento até, quande se vai mais um ser humano na expressão da palavra: positivo, entusiasta, altruista, sensível, amoroso e muito presente na vida de quantos, como nós, desfrutaram da sua companha e carinho por tantas vezes. Na verdade já sentíamos saudades dele e de D. Hermínia, antes de perdê-los, antevendo a hora triste da saudade que hoje se torna realidade. 
Oramos pedindo ao Deus de Toda a Consolação, que abençõe, supra a falta e oriente a todos os descendentes, familiares e amigos do Sr. Luís. 
Oramos também no sentido de que todos possam seguir as suas pegadas no caminho do estudo, da disposição para o trabalho, do aconselhamento, da doação, como ele tão bem o fez.

 

 

Silvana em 20/2/2006 21:06:36 disse:
Quero deixar aqui a você e a todos os primos uma palavra amiga. Sei que nessas horas qualquer coisa que falemos não é suficiente para aplacar a dor que nos vai ao coração, no entanto, é importante que tenhamos sempre em mente que somos viajantes nesta terra e um dia somos obrigados a retornar. Fica aqui todos os exemplos e todas as palavras que, com certeza, balizarão a vida dos que aqui tiveram a oportunidade de presenciar e sentir a sabedoria que jorrava, aos cântaros, do nosso tão querido Tio Luiz.
Toda a saudade e toda a lembrança serão marcadas com a força que ele, tão regiamente, soube transmitir a todos vocês.

Um grande abraço
Da prima que está bem junto ao coraçao de todos
Silvana

 

 

LeÔ EsqüiveL em 21/2/2006 18:14:30 disse:
Esse sim era uma "GRANDE HOMEM"!! eh mt triste vê um homem taum batalhador cm este morrer.. apesar se jah esta na hr dele. Amo mt ele.. do fundo do meu corãção!! mas finalmente ele vai encontrar Maria Hermínia(Vovó Nenem cm eu chamava).. e sei que esse nome esta no nossa coração!
CaRlão vc arrasÔ! esta homenagem mostra que vc eh um super-primo!adoro vc e todos os outros!

Agora kero deixar minha ultima observação:
"Todos os dias,sob todos pontos de vista,estou cada vez melhor"

Agora um grande abraço pra todos!
Leonardo Oliveira Esquivel

 

 

Afra Herminia em 21/2/2006 18:32:06 disse:
Bem.. minha mae tah aki do meu lado e tah triste.. ela soh quer deixar uma palavrinha:

Afra- "amo muitot vocês todos e adoro poder ver em cada um, um pouco de Vovô Luiz e Vovó Nenem".

Um Abraço apertad0!!
AfRa HeRmInIa.

 

 

aram10 em 21/2/2006 23:54:51 disse:
Luis Alves, quanta saudades de você!!! Quantas lembranças que passam como um filme na minha mente.
 Seu exemplo de vida dedicada aos outros muito vezes mais do que a você próprio. Que prazer você tinha em fazer as pessoas felizes. Você não conseguia ser indiferente aos problemas e preocupações dos outros. A sua energia era empregada não só nas questões relativas a sua própria família mas da grande família " aqueles que necessitavam de apoio de qualquer natureza" . Você nunca mediu esforço para servir. Onde você passou semeou esta semente de coragem, desprendimento, confiança, fé, caridade , em síntese, AMOR.Você próprio dizia ser um homem feliz. Ser amado por Deus. Sendo amado por Deus também teve este amor testado por ELE. O Seu sofrimento nos últimos sete anos da sua vida foi um grande teste no qual você continuou dando exemplo de força, confiança, fé e por último de humildade. Você resistiu por um ano já acamado e neste ano nós ainda podemos sentir a força da sua presença física, do seu olhar, do seu gesto expressando a sua força moral. Você esteve lá aparentemente ausente mas muito presente sentindo a nossa presença e transmitindo ainda a sua força. Falar sobre você, LUIS ALVES, para mim é muito fácil, pois tenho tanto o que falar que os espaços se tornam diminutos. Continuemos então por aqui, olhando seus filhos e seus netos a seguirem os caminhos que você abriu para eles. Que seu exemplo e de minha querida irmã MARIA HERMINIA copartícipe da sua caminhada :pessoa iluminada e,que segundo você dizia "ela é quem é a bondade", seja uma bússola indicando uma direção a seguir.Que cada um , dentro da suas possibilidades continue dando um exemplo de seriedade , honradez e, sobretudo amor. Um Abraço para todos!! Parabéns , Carlão pela brilhante iniciativa e tempestividade. 

Antonia Roza

 

 

Roza em 22/2/2006 00:00:11 disse:
Em tempo, no meu fotolog :aram 10 existe uma foto de Luis Alves que postei em 23 de dezembro de 2004, qdo êle já doente foi prestigiar a diplomação de César , prefeito de Malhada dos Bois. Vejam os comentários feitos na época em (mais fotos) Um abração para todos ROZA

 

 

Angélica Hermínia em 22/2/2006 15:02:30 disse:
Merecida homenagem, Carlão! Se pudéssemos, passávamos toda a nossa vida homenageando papai, relembrando suas histórias, com aquele ar, oras de sério e exigente, oras brincalhão e espirituoso.
Ensinava-me cada saída, cada atalho para a vida, que eu ficava encantada... 
Quando alguma comadre reclamava, que sofria e preferia morrer, ele logo dizia: “E por que já não me pediu antes, comadre, para eu encomendar sua morte a Deus? Ele faz tudo que se pede a Ele, mas se a senhora tem pouca fé, deixe que eu mesmo peço...”. (hahaha)
Outra passagem, era que ele com cinco filhos médicos, quando alguém adoecia na Rua Zaqueu Brandão, só queriam Sr. Luiz. E ele, hipnotizava com seu famoso: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, fulano vai cada vez melhor”. Repetia até hipnotizar...E como é que nós, médicos e não médicos, não podíamos acreditar que a fé cura?! Se assistíamos a isso a toda hora?
Que grande homem! Minha alma chora de saudade. Sorri e brilha de emoção por ter tido a graça de vir ao mundo através dele e de mamãe.
Queria ficar contando várias coisas dele, como a cartilha dos invadidos e dos invasores (p/ os “sem-terra”) que ele elaborou p/ o Pres.da República, as orações que faziam chover na Colônia Treze... Enfim, todo mundo junto dele se sentia um gigante, um grande homem!
Te amo, meu pai! Você não vai morrer nunca. É impossível! Você se eternizou em nós e em todos que conviveram com você. (E, sabem, o que ele diria: Tudo isso é mérito da sua mãe. A mulher tem mais tirocínio do que o homem. E sua mãe, mais do que todas!).
Valeu Carlão!

 

 

Andrea Herminia em 22/2/2006 15:19:03 disse:
Carlao, que bonito poder ve-lo seguindo o exemplo de seu avô ao homenagear um grande homem! Uma das minhas ultimas frases para ele foi: PAPAI SUA FORÇA É A MINHA INSPIRAÇÃO!
E assim seguimos vivendo buscando nesses exemplos que foram Seu Luís e Dona Hermínia força para cumprir nossas missões de vida. Quando pessoas grandiosas deixam esse mundo, muita gente compartilha um sentimento de orfandade. Mas a gratidão de poder ter aprendido e recebido tanto é incomensurável, infinita, maravilhosa.
TODOS OS DIAS SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA ESTOU CADA VEZ MELHOR!

 

 

gota! em 22/2/2006 18:24:32 disse:
Hoje ao me lembrar de meu avô, lembro do tempo em que compartilhei o mesmo teto que o dele. Um momento difícil no qual ele foi mais que pai! Mais que amigo, não saberia descrever aqui o que ele representou e ainda representa pra mim. Toda homenagem que eu pudesse fazer seria muito pouca, mas tem uma coisa que desejo e vou lutar pra fazer! Não deixar que nossa família perca essa união gostosa que perca suas tradições de força! Seus encontros, festas, costumes, etc! Não podemos nos esquecer dos ensinamentos de nossos avós! 
Parafraseando o Euclides da Cunha em OS SERTÕES, LUIZ ALVEZ DE OLIVEIRA é antes de tudo um forte! Que força de vontade tremenda leva um menino carvoeiro a se tornar autodidata! a construir uma imensa família! a aprender e implantar o sistema de cooperativismo no estado de SERGIPE... Realmente com muita determinação! Ele era forte no seu sentimento! Ele tinha orgulho da família que construiu! Era humilde! Forte! Dizia palavras ríspidas/diretas, porem profundas! Sempre valorizando uma família bem estruturada em primeiro lugar! Era um homem transparente e extremamente organizado! Em sua casa ainda hoje vemos seus documentos minuciosamente arquivados.
Sinceramente fiquei feliz com a morte do meu avô! Por que sei que ele morreu feliz! De ter feito a parte dele! De ter sido tão grande e tão profundo quanto ele queria ser! Mas também confesso que me preocupo com os rumos que a família vai tomar sem ele e com a perspectiva de talvez perdermos nossa essência LOS HERMINIOS que nossos avos lutaram tanto para construir! Acima de tudo minha família! Este é um momento de UNIÃO! 
Quero terminar dizendo que amo todos! E que todos estão no meu coração!


TODOS OS DIAS SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA! ESTOU CADA VEZ MELHOR!

Judson Augusto Oliveira Malta
( lingu-lingu-lingu macaquinhu d´angola )
ps: vou sentir saudades dos teus beliscões e dos teus conselhos! :( 
porque até os mais nobres homens merecem descansar...

 

 

Carla Raquel em 24/2/2006 16:05:23 disse:
Pessoal, momentos como este são difíceis mais são necessários. Agora precisamos reestrurar nossas vidas e seguir sem a presença "física" de nossos queridos avós. Com certeza eles estão orgulhos de ver como vocês são pessoas maravilhosas, do amor e carinho que temos uns pelos outros e do respeito que temos com a nossa família. Vovô voltou para os braços da pessoa que ele amou por toda uma vida e que estava seperado a 5 anos. Quanta saudade... e agora ficaremos nós com saudades deles, mas nos confortando uns aos outros com lembranças, histórias e acima de tudo amor. Vocês fazem a minha vida mais feliz e mais completa. Somos fortes e somos um só coração. Amo vocês.
Com orgulho, a 1ª neta de Luiz Alves e mais "velha" dos primos.

 

 

aldete herminia! em 24/2/2006 23:47:22 disse:
cronica para Luiz Alvez!


PAI 

FALAR DE VOCE É COMO SE ESTIVESSE OUVINDO UM CANTO QUE VOCE NÃO GOSTASSE, MAS SABIA FAZER AQUELA EXPRESSÃO DE QUE ESTAVA TUDO BEM APESAR DE NÃO ESTAR.....
É OLHAR O SEU GESTO DE CORAGEM E DETERMINAÇÃO EM TUDO O QUE FAZIA, MAS AO MESMO TEMPO COM O HUMOR QUE LHE ERA PECULIAR PARA OS MOMENTOS MAIS DIFICEIS.....
É OUVIR UMA CANÇAÕ SUAVE E MELODIOSA, UM CANTO DE UM PASSARO UM DESPERTAR DE UM DIA, 
È VER O DESPONTAR DO SOL BRILHANDO E RASGANDO O DIA, EMBRIAGANDO NOSSOS CORAÇÕES....
É SENTIR O FUROR DO DIA E O MORRER DO MESMO DIA,
É OLHAR A LUA DEITADO NA RELVA, SUBIR MORROS MAIS ALTOS E ROLAR COM VOCE ... 
É QUERER PESCAR E TER DE SABER A HORA DA LUA, DAS MARÉS, SENTIR AS ONDAS DO MAR, SEU VAI E VEM... 
É SABER SENTAR, E ESPERAR, 
É FAZER O ERRADO DAR CERTO, COMER DEBAIXO DE UMA MAGUEIRA E DIZER QUE ESTAMOS COMENDO FORA DE CASA, É SABER ARMAR E DESARMAR UMA BARRACA COM A MESMA EUFORIA DA CHEGADA E DA PARTIDA,
É GOSTAR DE ESTAR CONOSCO ,COM A SUA FAMILIA;! ISTO TUDO ERA VOCE MEU PAI! 
A CADA MANHÃ A SUA VOZ ME DESPERTA E ME DIZ: “É UM NOVO DIA, LEVANTA E SEGUE O SEU DIA SEM RECLAMAR, SENDO FELIZ COM TUDO QUE POSSUI, COM AR QUE RESPIRA, COM AS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU REDOR”.
AS VEZES NÃO ME SENTIA BEM ESTAR AO LADO DE ALGUMAS PESSOAS, MAS VOCE ME FEZ AMÁ-LAS E PERDOÁ-LAS AINDA MAIS,
VOCE ME FEZ VER UM MUNDO COR DE PÚRPURA QUANDO EU SÓ VIA CINZAS E AS PESSOAS ME MACHUCANDO, EU ERA MUITO CHORONA MAS VOCE SABIA ME ACALENTAR DESDE PEQUNINIHA..... 
E POR MAIS QUE EU QUISESSE SER RUDE VOCE NUNCA ME DEIXOU SER,, 
VOCE SEMPRE ESTAVA ALI, DO MEU LADO VELANDO, ORA EM SILENCIO ORA EM PALAVRAS ,
VOCE ME ENSINOU A SER QUEM EU SOU! DEVO A VOCE O MEU JEITO DE SER! ÀS VEZES NEM EU MESMO ME COMPREENDIA, MAS VOCE SEMPRE ME COMPREENDEU! E APLACAVA A MINHA REVOLTA PELAS COISAS QUE EU ACHAVA INFUSTA! EU QUEIRA UM MUNDO JUSTO E VOCE ME MOSTROU COMO FAZER JUSTIÇA!
SEMPRE ME ENSINOU QUE O AMOR É O ÚNICO CAMINHO DA SALVAÇÃO,
E EU PERCEBI QUE NÃO SABIA AMAR..... PELO MENOS DO SEU JEITO . E PROCUREI COMPREENDE-LO:COMPLEXO NA SUA SIMPLICIDADE E HUMILDE NOS SEUS GESTOS , FAZIA O IMPOSSIVEL SER POSSIVEL MAS SEMPRE SE SUBMETIA AO SEU GUIA , DEUS ...
NUNCA SE DESESPEROU E EU NA MINHA COVARDIA ME DEBRULHAVA EM LÁGRIMAS ...QUANTOS PRANTOS DERRAMEI QUE VOCÊ NÃO TENHA ENXUGADO ..!”
VOCE ME DEU A VIDA E ME FEZ TAMBÉM RENASCER COM A ESPERANÇA E ALEGRIA MESMO NAS TRIBULAÇÕES
VOCE PAI , DEVOLVEU-ME A FELICIDADE ! DE ACEITAR O MUNDO, AS PESSOAS COM AS SUAS DIFERENÇAS.... VOCE COMPREENDEU AS MINHAS DIFICULDADES......OBRIGADA PAI 
ESTA MINHA RESIGNAÇÃO AINDA TENHO MUITO APRENDER COM VOCE 
.VOCE SE FOI... MAS EM MEU PEITO APERTADO PELA DOR E SAUDADE QUE ME ESMAGA A CADA VEZ QUE OLHO E NÃO VEJO SEU ROSTO.... VEJO A SUA LUZ ACESA A BRILHAR E A ME DIZER: “SIGA EM FRENTE NÃO OLHE PARA TRÁS.” ..VOCE É ESPECIAL’... E EU ACHAVA QUE NÃO ERA... QUE TINHA FEITO TUDO ERRADO EM MINHA VIDA ... MAS VOCE ERA A CERTEZA VIVA DA MINHA VIDA/A MINHA MURALHA/MINHA FORTALEZA/O MEU ESPIRITO. VOCE ME DEIXOU FELIZ E AMPARADA .PAI QUERIDO. AGRADEÇO A DEUS POR TER ME FEITO SUA FILHA.... 
MAS EU NÃO QUERIA SEGUIR SEM VOCE PAI .......
NO ENTANTO, AQUI ESTOU EU E MEUS TREIS FILHOS AMPARADOS PELO SEU AMOR INCONDICIONAL A NÓS E AOS SEUS TREZE FILHOS./ NETOS E GENROS E NORAS...FILHOS DA COLONIA TREZE... FILHOS DA COLONE .... FILHOS DE SUAS COMADRES.....DE SEUS EMPREGADOS .. DE SEUS IRMÃOS ... TODOS SENTIAM-SE FILHOS DE VOCE , POIS QUE VOCE NOS PROTEGIA ....TODOS ESTAMOS AQUI REUNIDOS PARA LHE AGRADECER 
VOCE E MAMÃE VIVERAM PARA NÓS E DEIXARAM AS SUAS SEMENTES PLANTADAS DENTRO DE CADA UM DE SEUS FILHOS : O RESPEITO MÚTUO E UNIÃO....!
A MARCA DE VOCES POSSAMOS CONSERVAR COM OS NOSSOS FILHOS/NETOS E PARA COM AQUELES QUE NOS CHEGAREM,
NADA NOS IMPORTOU MAIS DO QUE O SEU AMOR PAI, QUE SEMPRE VIVEU E SE ORGULHOU DE CADA UM DE NÓS FAZENDO DAGENTE O “GRANDE HOMEM “QUE VOCE QUERIA SER E CONSEGUIU ! 
AMOR MAIOR FOI O SEU AMOR E O DE MAMÃE POR TODOS
QUEM NUNCA RECEBEU TÃO GRANDE AMOR NÃO PODERÁ SABER AMAR !DOAÇÃO....
A TODOS OS PAIS QUE ESTÃO OUVINDO ESTA MINHA HOMENAGEM AO MEU PAI POSSAM COMPREENDER QUE OS FILHOS PRECISAM DO SEU AMOR APROVANDO OU DESAPROVANDO... .É A NOSSA BASE, NOSSO ALICERECE E AQUELES QUE NÃO VINHAM DEDICANDO-SE AOS SEUS FILHOS PASSEM A FAZÊ-LOS A PARTIR DE AGORA. NÃO IMPORTA COM QUEM VOCES ESTEJAM E SIM IMPORTA, QUEM VOCES COLOCARAM NO MUNDO.! : SEUS FILHOS .

ALDETE HERMINIA DE AGUIAR OLIVEIRA
ARACAJU/SE, 24/02/06

 

 

vivi em 25/2/2006 14:52:49 disse:
Ao Grande Homem:

Liberdade
(Carlos Drummond de Andrade)

"O pássaro é livre 
na prisão do ar. 
O espírito é livre 
na prisão do corpo. 
Mas livre, bem livre, 
é mesmo estar morto."

Vá vovô,vá porque depois de toda uma vida batalhadora, você finalmente está livre.
Deixe que agente se contente com as saudades; saudades dos seus beliscões, saudades das suas histórias, saudades do seu lento caminhar, saudades de te levantar da cadeira, saudades de almoçar ao seu lado na casa da praia, saudades de te dar a benção...saudades...
Saudades, e admiração. Admiração da netinha que se impressionava com o tempo que o avô passava de baixo d’agua, boiando no mar... e admiração da neta que vê no senhor um Grande Homem.

 

 

manno em 26/2/2006 13:25:09 disse:
"Um exemplo vale mais que mil palavras"
LUIZ è EXEMPLO.

 

 

Fabio Salustiano em 2/3/2006 13:44:58 disse:
Luís Alves de Oliveira

Saudades não é sentir falta de uma pessoa, é estar no meio de um milhão e sentir falta de você.

Fabio Salustiano

Colônia Treze, 02 / 03 / 2006

 

 

em 2/3/2006 13:48:21 disse:
Dia 17 de março de 2006 nosso Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira faz 33 anos, gostaria muito da contribuição dessa grandiosa familia.

maiores informações 3642 11 14 falar com Fabio(somente)

 

 

em 2/3/2006 13:51:19 disse:
Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira.

Gostariamos de ver as fotos da Missa realizado neste Colegio.

 

 

Roza em 15/3/2006 22:29:53 disse:
Meu amigão, você sempre foi um referencial para m
im.Sua opiniões para mim eram ordens que eu as escutava e as acatava com a certeza de que era aquele o caminho a seguir. Quando você já não estava mais respondendo com as palavras eu conversava com você e olhava nos seus olhos para sentir o que você tinha a me dizer. Dava a você todas as boas notícias referentes a conquistas de outras pessoas pois sabia que sua alegria era como se estas fossem suas. Cheguei de mais uma das minhassemanais viagens e instintivamente pensei em lhe visitar. Por um instante esqueci e para matar as saudades escrevo um pouquinho para que seus netos participem comigo da lembrança. Deus lhe acolha em Seu reino.

 

 

LISANDRA em 1/11/2006 23:38:45 disse:
Bem Gente, vcs devem até achar estranho eu estar postando esta mensagem aqui e só agora. Primeiro por que a maioria de vcs não me conhecem e alguns que me conheceram nem devem mais lembrar de mim. Estou há quatro anos morando fora de Aracaju e por isso só agora, procurando notícias de Afra Hermínia, colega minha (na realidade apesar do breve contato a considero um amiga), encontrei o blog de "los herminios" e fiquei sabendo que o nosso mestre foi para outra dimensão. Gostaria de expressar que convivi um pouquinho com seu Luiz Alves e Dona Maria Hermínia, quando eu ainda tinha 17 anos (já estou com 29), quando junto ao Júnior Esquivel, Afra, Andréia e Anete Hermínia, tive a honra, através de um negócia que fizemos juntos, de conhecer a força poderosa que uma alma maravilhosa de um pai e de uma mãe podem fazer numa família. Para mim "los herminios" são sinônimo de sucesso profissional e pessoal, os ensinamentos passados durante o pouco, mas muito profundo, tempo que convivi com estas pessoas maravilhosas me acompanham até hoje e guardo em meu coração a união e a coragem de nunca desistir de 'LOS HERMINIOS'. 

UM LEGADO DE PAI PARA FILHO



Por Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira*

Na última sexta fieira (20/06/25) ocorreu na Academia de Artes e Letras de Neópolis (ALANE) uma solenidade muito especial, em que pai e filho foram homenageados por suas brilhantes trajetórias de vida. Naquela oportunidade, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira ex-superintendente regional da 4ª SR da CODEVASF (1990-2000), e atual Conselheiro Representante dos Empregados no Conselho de Administração da referida empresa, tomou posse na cadeira de número 24 daquele sodalício, cujo patrono é seu saudoso pai Luiz Alves de Oliveira, Ex-Inspetor Geral do Banco do Brasil que se notabilizou pela esplêndida obra de soerguimento da Cooperativa Mista de Agricultores do Treze (Lagarto-SE) na década de 60. Naquela oportunidade, o irmão do homenageado, o Ex-reitor da UFS professor Luiz Hermínio, foi escolhido para fazer saudação ao patrono da cadeira (transcrita abaixo), por ter escrito livros sobre a biografia do seu pai, cujos exemplares foram doados para compor o acervo bibliográfico daquela instituição cultural. A “Família dos Hermínios” lotou a auditório da “ALANE” e estava em júbilo pela homenagem que lhe fora prestada através de doação de exemplares da produção literária da academia, atualmente presidida pele Exmo. Sr. Excelentíssimo Senhor Manoel Humberto Gonzaga Lima. O ineditismo desta solenidade deveu-se não somente ao fato de terem sido homenageados numa sessão pai e filho, naturalmente unidos por laços de sangue, mas sobretudo pelo compromisso que ambos assumiram em defesa das parcelas da sociedade marginalizadas do benefício do desenvolvimento socioeconômico, valorizando sempre a competência técnica e respeitando os princípios morais que devem balizar o desenvolvimento de toda sociedade. Assim, nesta solenidade não foi celebrada apenas uma continuidade geracional, mas sobretudo a força de um legado que se perpetua no tempo através do exemplo de dedicação, honradez e amor ao próximo, seguido fielmente pela Família dos Hermínio.

Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira

Discurso do Prof. Luiz Hermínio 

Hoje é uma data muito especial para a nossa família. Em primeiro lugar porque testemunhamos aqui o reconhecimento do valor acadêmico, cientifico e literário do nosso irmão Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, empossado na cadeira de número 24, que tem como como patrono nosso saudoso pai Luiz Alves de Oliveira, referencial maior de nossa família. Os atributos curriculares do recipiendário já foram destacados no discurso de saudação proferido pelo presidente da academia o Exmo. Sr. Manoel Humberto Gonzaga Lima, no entanto gostaria de acrescentar mais algumas qualidades do mais novo membro desta academia, registradas no brilhante prefácio do livro Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco, escrito pela nossa irmã, a Dra. Anita Hermínia de Aguiar Oliveira, professora aposentada da UFS, onde ressalta o cuidadoso zelo, com que os pais do autor o prepararam para vida e o trabalho, alimentando em seu coração sentimentos de nobreza e gratidão, para não agir com estranheza e superficialidade diante da natureza, da terra, do mar e do ser humano e acrescenta, que a mencionada obra representa uma grande contribuição para o aprimoramento da gestão das águas da bacia hidrográficas do Brasil e expressa seu amor pelo rio São Francisco. Ressalta ainda, que na construção da referida obra fica patente a genialidade do autor e sua vocacionada atuação profissional expressa pela sua fibra, moral e ética, refletidas no compromisso com as leis, Instituições, parcerias e colegas.

Este registro da prefaciante, constitui-se num farol que lança luzes sobre a qualidade da formação de nossa família, a família dos hermínios, que nos foi proporcionada por nossos pais Luiz Alves de Oliveira e Maria Hermínia de Aguiar Oliveira.

Luiz Alves nasceu no dia 14.12.1926 em Aracaju, no Bairro Siqueira Campos, filho da família humilde, em um período precoce da sua juventude foi entregador de carvão e com o dinheiro que arrecadava comprava o livro do professor para ensinar aos filhos dos ricos e com esse salutar hábito se tornou professor de português, inglês, francês, matemática e ciências contábeis. Ele foi sempre um eterno estudante, auferindo conhecimento nas mais distintas áreas do saber, o que lhe conferiu capacidade intelectual para corrigir as teses de pós-graduação de seus filhos nas diversas áreas do conhecimento cientifico tais como medicina, odontologia, geografia, educação e administração. Foi um estudioso da religião católica, estudou várias encíclicas papais e escreveu um dossiê pela canonização do Papa Pio XII de quem era fiel devoto. Todo este cabedal cultural mostra a propriedade da sua escolha como patrono da cadeira 24 deste egrégio sodalício.

Luiz Alves aos 20 anos graduou-se em Ciências Contábeis e submeteu-se a 6 concursos para o Banco do Brasil, sendo aprovado em todos eles, nos primeiros lugares, escolhendo assumir o cargo em Penedo/ Alagoas por ser a localidade mais próxima de sua família, que residia em Aracaju. Posteriormente, se transferiu para Propriá onde conheceu o amor de sua vida a bela e virtuosa Maria Hermínia, por quem dizia nutrir um amor sobrenatural. Com ela construiu uma numerosa família de 14 filhos, aos quais lhe prestaram durante as suas existências, um atenção integral e uma formação eclética pautada nos respeito aos valores humanos inspirados na solidariedade, espiritualidade, e sobretudo amor ao próximo; plantou em todos nós a semente da meritocracia, ou seja vencer pelos próprios esforços, tanto é assim que todos os filhos são graduados e vários pós-graduados, colocados profissionalmente e respeitados na sociedade sergipana pela conduta moral e contribuição cientifica e profissional para o desenvolvimento da sociedade sergipana.

No Banco do Brasil alcançou o posto máximo da carreira profissional de inspetor geral daquela instituição. Sua maior obra, que o destacou nacionalmente e o projetou internacionalmente foi o projeto de soerguimento da Cooperativa do Treze em Lagarto /Sergipe, na década de 60, quando fora designado como supervisor administrativo financeiro daquela instituição, com a missão de reaver créditos investidos pelo Banco do Brasil naquela região. No entanto, ao chegar lá, ao constatar o estado de miserabilidade dos pobres agricultores, se compadeceu ao constatar que pelo precário estado de saúde do agricultor e da infertilidade da terra não tinham condições se quer de gerar recursos para sua subsistência quanto mais para pagar as dívidas ao Banco do Brasil e assim movido pela sua fé em Deus e inspirado no espirito de solidariedade humana decidiu por conta própria construir um projeto de desenvolvimento rural integrado com base no cooperativismo, que veio a transformar aquela cooperativa, que estava beira da falência na melhor cooperativa do nordeste brasileiro em 1970 segundo do parecer técnico da SUDENE. A partir deste espetacular resultado ele passou a ser uma referência nacional em termos de Cooperativismo, tornando-se consultor e palestrante sobre o tema em várias instituições do país incluindo universidades. Todo este maravilhoso esforço foi objeto de um livro que lancei em 2017 intitulado “O Salvador do Treze” numa referência ao cognome que recebeu dos moradores daquela região, que atribuíram aos seus esforços a salvação daquela cooperativa. Posteriormente em 2023 lancei um outro livro, desta feita versando sobre sua biografia intitulado “O Grande Homem”, numa referência ao desejo, por ele sempre propalado, para que todos se tronassem através dos seus próprios esforços grandes homens e grandes mulheres. Pelo exposto, achei oportuno presentear nesta solenidade o presidente desta academia Exmo. Sr. Manoel Humberto Gonzaga e a própria Academia com um exemplar de cada obra para que possam fazer parte dos seus arquivos.

Obrigado.

*Ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe

terça-feira, 10 de junho de 2025

MANOEL LUIS NASCIMENTO AGUIAR - 70 anos de vida




Manoel Luis  Nascimento Aguiar,  nasceu na Fazenda Brejinho,  em 10 de junho de 1954, sendo o mais novo dos 11 filhos do casal Maneca e Anita.
  Foi  alfabetizado  por sua mãe , em sua própria casa.  Depois estudou  no Grupo Escolar Emiliano Guimarães, na cidade de Malhada dos  Bois, tendo prosseguido estudos por dois anos , em regime de internato, no Colégio Salesiano em Aracaju. Estudou também no Grêmio Escolar Graccho  Cardoso e no Salesiano em regime de externato. Fez o curso científico no Colégio Atheneu Sergipense, sendo aprovado no vestibular para a Primeira Turma do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe. Casou-se com Maria Bernadete Teles e com ela tem três filhos , que já lhe presentearam com 3 belos netos.



No dia de hoje, 10 de junho de 2024 , Manoel Luis completa 70  anos de vida.

Mano, que Deus lhe conceda tudo o que lhe for necessário em sua vida . Que Ele aumente a saúde sua, de sua família e demais  entes queridos. Que ele cure as dores que a vida inevitavelmente nos traz e lhe recompense abundantemente por tanto amor  que nem sempre é expressado verbalmente,  mas  que sempre se revela em atitudes concretas ou no estar sempre atento para servir e dar a mão a quem precisar.                                                             Que Deus conserve e aumente o amor e a cumplicidade entre você e Detinha (plagiando Carlos Hermínio: a grande mulher que conseguiu frear os seus impulsos de conquistador de uma parte do mundo).

Que vocês cresçam espiritual e materialmente juntos.  

Deus abençoe vocês.                                              Parabéns por completar 70 anos de vida esbanjando charme.  







 



Mano, completar 70 anos é uma dádiva Divina. A gente não sente que o tempo passa, mas ele, o tempo, serve para que agradeçamos a Deus por tudo que Ele nos proporcionou… prazeres, oportunidades, crescimento, progresso, e família. E que família linda você construiu juntamente com sua querida Bernadete, mulher de fibra que na sua simplicidade não se cansa de lhe apoiar e valorizar! 

Deus lhe mostrou o caminho que levaria você ver na esposa e nos filhos a razão maior de viver e , com estes, você se fortaleceu e hoje retribuiu a Ele com o fruto do desejo Divino, uma família linda que tem você no coração! 

Deus lhe abençoe, seja muito feliz e saiba que quero muito bem a você meu primo, cunhado, compadre e amigo. 

Novos e muitos anos ainda virão, para comemorarmos sua data natalícia com alegria. Um forte abraço!

Zequinha de Roza