terça-feira, 26 de abril de 2011

CASAMENTO DOS AVÓS DE MANOEL GOMES DE AGUIAR, EM 02 DE FEVEREIRO DE 1863 - PESQUISA FEITA POR MANFREDO GOES MARTINS



Leiam este email de Manfredo com as explicações:"Em minhas recentes pesquisas encontrei no Livro de Casamentos da Paróquia de Propriá, o registro de casamento do seu bisavô Major Aguiar - João de Aguiar Botto de Mello.
O Major Aguiar era neto do meu pentavô Bento de Mello Pereira e sobrinho do meu trisavô Dr. José Leite de Mello Pereira. A mãe do Major Aguiar, D. Thereza, era irmã desse meu trisavô, que por sua vez, também era neto de Bento de Mello Pereira. Confusão, não?

Na verdade, o Comandante Superior João de Aguiar Botto de Mello, pai do Major Aguiar, casou-se com uma sobrinha. Naquela época a endogamia era um procedimento comum nas famílias, principalmente para que os meios de produção(os imóveis rurais), não passassem para estranhos.

Olha prima, como sei que voce é como eu, que gosta destas coisas de nossos avoengos, lembrei-me de presenteá-la com este achado, que bem poderia ser publicado em seu Blog.

Como se vê, ele casou-se aos 02 de Fevereiro de 1863 na Capela de São João do Cedro com D. Rosa Cecilia de Novaes Gomes, filha legitima de Manoel Gomes de São Matheus e D. Maria Almerinda de Novaes Gomes, tendo ele 18(dezoito) anos e ela 17 (dezessete). Foi celebrante o Padre Miguel de Albuquerque Silva Ramalho e tendo por testemunhas o Ajudante João Machado de Novaes e João Machado Gomes.

Nota: O primeiro arquivo é capa do segundo, pois é lá que se encontra a data em que foi realizado o casamento. Se for Imprimir, faça-o em uma única folha (frente e verso).

Manfredo Goes Martins"

17 comentários:

  1. Meus antepassados são também da famílias Aguiar Botto de Mello e Rabello Leite de Sampaio.
    Gostaria de manter contato com MANFREDO GÓES MARTINS.

    ResponderExcluir
  2. A pessoa que fez o comentário esqueceu de se identificar portanto se torna impossível apresentá-la a Manfredo. Aguardo novo comentário dando o email e o nome de quem postou.

    ResponderExcluir
  3. Olá, moro em Salvador, Minha avó é filha de Maria Augusta Aguiar de Malo e neta de Augusto Aguiar de Melo. Ao apresentar a foto do Manuel Gomes de Aguiar ela se emocionou dizendo que frequentou sua casa na infância. Por favor me ajude a conhecer esse lado de minhas raízes, obrigado.

    Gabriel Santos.Historiador

    Moro em Salvador

    E-mail: gabrielantonio.historia@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, respondi e dois primos nossos também enviaram mensagens para seu email.Não sei se você recebeu ou se foi para lixo eletrônico. Responda-me se recebeu os emails citados.
    Meu email: aram102@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de estabelecer contato com Manfredo Góes Martins pois, faço uma pesquisa sobre o Barão de Cotinguiba e creio que o senhor Manfredo muito pode contribuir. Desde já, grato.

    E-mail: rodrigocezar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, já encaminhei seu email ao primo Manfredo mas até aqui não tive resposta.Recentemente sei que o computador dele deu uma pane e ele estava às voltas tentando recuperar seus arquivos aparentemente perdidos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Meu nome é Magson Melo, sou Advogado de Cedro de São João e o documento realmente é interessante, ele mostra que a Capela de Cedro (atual Matriz) já era ativa em 1863 e, além disso, já tinha padroeiro, São João Batista, esse documento é o primeiro registro histórico de nossa igreja que temos conhecimento. Outra coisa é que namoro com uma dentista de Propriá, chamada Andreza Novais, o avó dela era um comerciante comerciante de Poço conhecido como Léo. Ele tem no nome Novaes e Gomes nós suspeitamos que é de algum ramo da família que foi para Propriá. Eu gostaria de falar com Manfredo ou alguém da família Aguiar para saber qual a ligação entre o Barão do Cotinguiba e a família Mello, Aguiar e Novaes. Atenciosamente, Magson tel. 9973-8148/8871-6772 magsonms@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Interesso-me por genealogia, em especial a referente a famílias de Pão de Açúcar, Alagoas: João Machado de Novaes Mello - Barão de Piaçabuçu, Miguel de Novaes Melo - primeiro prefeito de P. de Açúcar, etc. Gostaria de contado para permuta de informações. Etevaldo Amorim, BLOG DO ETEVALDO www.blogdoetevaldo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. mINHA FAMÍLIA E´DO cE4DRO DE sÃO jOÃO, QUE ANTIGAMENTE ERA dARCILENA, UM DIISTRITO DE pROPRIÁ. ELES DEVEM TER CONVIVIDO COM MINHA BISAVÓJHOANA FILENA (RODRIGUES BARBOZA) CALDAS, VEJA MEU BLOG CALDASBARBOZA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. Me interesso muito por minha genealogia também e tenho me correspondido com o primo Manfredo. Sou neta de João de Aguiar Netto, filho de Augusto de Aguiar Mello meu bisavô e Joana Caldas minha bisavó. Devo ser da ramificação do Gabriel Santos que postou em 2012 e também do Gileno. Gostaria muito de me corresponder com os mesmos. Tenho foto do meu avô e bisavô Augusto, também tenho minha árvore genealógica no site MyHeritage no qual o Manfredo também faz parte. Meu nome é Ana Paula de Aguiar Gomes e meu e-mail é apagomes@gmail.com. Estou muito contente de encontrar todas as pessoas que estão ligadas diretamente ao meu parentesco.

    ResponderExcluir
  11. Maria Stella Ayres Yassuda. 08 de fevereiro de 2016. Gostei muito de encontrar esse blog pois pelos meus achados familiares o Major João Aguiar Botto de Mello e meu bisavô. Sou neta de um de seus filhos, Manoel Leite Sampaio Aguiar. Ele contava que quando nasceu, seu padrinho que era Leite Sampaio, nao tinha filhos e deu a meu avô seu sobrenome. Na biografia do Major Joao ele é citado como um filho que imigrou cedo para o Rio de Janeiro. Ele casou-se com minha avó Rosalia Cecília da Silveira e teve três filhos: dois homens que morreram cedo e minha mãe Rosa Leite Sampaio. Minha mãe casou-se com meu pai Luiz Ayres. Nós somos três irmaos: duas mulheres e um homem, minha irmã Maria Luiza e freira e mora em Roma. Meu irmão Paulo José Ayres também mora em São Paulo como eu. Meu email e stellayassuda@hotmail.com. Gostaria de saber mais sobre meus parentes distantes em Sergipe.

    ResponderExcluir
  12. Sou filha de Bento Aguiar Filho , sou Brenda Aguiar .

    ResponderExcluir
  13. Sou filha de Bento Aguiar Filho , sou Brenda Aguiar .

    ResponderExcluir
  14. Sou filha de Bento Aguiar Filho( neto do major João Aguiar Boto De Melo.
    Sou Brenda Aguiar.

    ResponderExcluir
  15. Sou tbem filha de sebastiao Aguiar flho de Maria Rosa Aguiar que era filha de Rosa Cecilia eMAJor Joao Aguiar Boto de Melo;

    ResponderExcluir
  16. Sou neta de Augusto Aguiar , filho de Jose Aguiar e Josephina Maria da Conceição , Casado com Maria do Rosario Malafaya

    Me chamo Maria de Fátima Aguiar dos Santos

    ResponderExcluir
  17. Sou bisneta do Bento Aguiar, neta de sua filha Alda Aguiar.

    ResponderExcluir