sábado, 3 de janeiro de 2015

MARIZETE ,SETENTINHA ALTO ASTRAL! 10/03/2011



Marizete, primeira de pé à esquerda 
Por toda a vida continuamos a ser "crianças" para nossos pais e “meninos” para nossos irmãos. Assim, quando me refiro a meus irmãos,todos com mais de cinquenta anos, continuo a chamá-los de “os meninos”. 
Hoje uma menina, minha irmã Marizete completa sete décadas de vida. Acho melhor dizer sete décadas porque a palavra setenta é muito pesada, não se coaduna com essa mulher de espírito jovem, essa senhora sempre à frente de seu tempo, uma mulher que trabalha muito, gosta de cantar, brincar, dançar e pescar principalmente. Na pescaria não teme o imprevisto das águas dos tanques, rios, marés e até do grande oceano, vizinho amigo de sua casa. Como poderia essa mulher temer o incógnito, o que está escondido debaixo das águas límpidas ou turvas se é ela um verdadeiro trovão ou mesmo uma trovoada? 
Essa foi uma das melhores comparações que encontrei para dizer quem é essa querida irmã. Ela é trovão ou trovoada porque não precisa de anúncio, sua presença já modifica todo o ambiente! Ela movimenta, motiva, e ninguém fica incólume ao seu alto astral. Costumo dizer que ela contagia e arrasta multidões pela simples presença. Não precisa fazer esforço para ter uma verdadeira legião de seguidores. Como trovoada que também o é, ao estar enraivecida é o relâmpago que precede o trovão amedrontador. Passada a trovoada, tudo volta ao normal e “o rio continua a rolar as suas águas e a terra aqui e ali se desentranha em flores”, como cantou o poeta Arthur Fortes.
Marizete é mulher culta e inteligente. Escritora e poetisa desde a adolescência. Quando estudante sempre foi uma liderança. É política por excelência, tendo sido uma das primeiras e mais jovem prefeitas do Brasil. Não tenho certeza se de fato não teria sido ela a primeira mulher realmente eleita por voto popular,quando em 1970, concorreu e foi eleita prefeita de Malhada dos Bois, no Estado de Sergipe. Comandou o município e fez um belo trabalho. Foi também professora, tabeliã, funcionária publica federal e é sobretudo uma líder!
 É musa inspiradora, é referencial para tantos que se encorajam diante de suas decisões abalizadas e rápidas e de suas atitudes arrojadas, corajosas e irreverentes. Nunca recusou desafios nem se encolhe diante dos sofrimentos e dificuldades. É presença marcante principalmente nos momentos mais dolorosos e difíceis da vida dos parentes, amigos e conhecidos. Marizete também já passou por grandes sofrimentos. Perdas irreparáveis teve. Viveu seus lutos ,e com a coragem peculiar aos fortes, arranjou forças para levar sua própria vida em frente e animar a tantos a prosseguirem em suas caminhadas.
Feliz é o ser que tem dentro de si a alegria. Feliz mais ainda é a pessoa que consegue irradiar alegria aos seus semelhantes.
Continue cada dia mais feliz minha irmã! Sou uma das suas grandes admiradoras, e no meu modo diferente de ser, busco inspiração em você que é um referencial e motivo de orgulho.
Sou fã de Marizete, SETENTINHA ALTO ASTRAL! 
Aracaju, 10/03/2011
Antonia Roza


10 comentários:

  1. Que texto! Que inspiração! Além de escrever belamente , tem o olhar peculiar aos que têm a alma nobre,tia Antônia Roza ! Realçou as qualidades de tia Zete, com verdade, mas sobretudo com um espirito observador e generoso! Sempre ne delicio com sua natureza poética, ou com sua própria natureza!

    ResponderExcluir
  2. Muito grata por tanto carinho, Angélica Hermínia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou Tereza da familia do Irineu gomes de Aguiar de mogi das cruzes sao paulo gostaria de saber sobre paradeiro da familia do seu manuel se e que ele tem irmao chamado ireneu, pesso informasao porque o seu Ireneu falava muito de seus irmao principalmente do maneca qual e o seu manuel ja faz muito anos que ja passaram todos se separaram por longe de estado por favor gostaria de saber sobre os paradeiros de todos eles foi pela por pesquisar que passei a descobrir sobre este nome de Manuel Gomes de Aguiar, sei que ele ja e falecido mas gostaria de conhecer voçes se realmente se eles sao irmão entre em contato comigo aqui mogi. das cuzes chamo teresa foi pelo o endereço que tenho entrar em contato comigo meu telefone e (011)4735-1879 Aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família de Manoel Gomes Aguiar2 de março de 2017 06:42
      Terezinha, estou procurando pessoas que possam ter referência ou que conheceram o senhor Irineu e seus irmãos. Na realidade ele deve ser parente de meu pai, mas não é irmão, pois o nome do único irmão de papai é João, que jâ é falecido também. Assim que eu tiver informações volto a ne vomunicar com você por aqui. Fiquei feliz com o seu comentário. Muito obrigada . Seja feliz. Em breve estarei lhe enviando outras notícias

      Excluir

      Excluir
    2. Terezinha, até este momento não consegui informaçōes sobre o senhor Ireneu e srus irmãos Elias e Eliseu. Falei com pessoas com mais de 80 anos que não lembram. Será que o sobrenome é Gomes de Aguiar? Isto faz uma grande diferença

      Excluir
  6. Quanta alegria tia Zete!
    Que amo com meu coração
    Oitenta anos de Marizete !
    Vida de coragem e inspiração

    Parabéns 🎊🎈🎉🍾
    Feliz aniversário 🎊🎉🎂🎁🎈

    ResponderExcluir

  7. Titia, Que Deus lhe dê vida longa e feliz.A senhora foi sempre um exemplo para nós, de juventude,coragem, pioneirismo e amor.Sua liderança pode ser vista na imensa torcida do Confiança na Família , que vovó Anita não entendia.Mas sempre foi um entusiasta do estudo e da perseverança no nossos sonhos.
    Um beijo
    Manuel Hermínio e família

    ResponderExcluir