terça-feira, 30 de março de 2021

MANOEL GOMES DE AGUIAR NETO - MANEQUINHA


Manoel Gomes de Aguiar  Neto, Manequinha, nasceu  em 14 de Fevereiro de 1950 , na fazenda Pau da Canoa” , em Bananeira, município de Cedro de São João Sergipe. Filho de José Herminio de  Aguiar (Zezé) Lúcia Cardoso Aguiar. Criança linda, foi o primeiro neto de Manoel Gomes de Aguiar (Maneca) e Maria Anita Nascimento Aguiar. Na  condição de primeiro neto, sempre foi muito querido e paparicado por toda a família.  Manequinha sempre foi muito bem comportado, estudioso e dedicado a família. 

Fez seus primeiros estudos em Malhada do Bois, continuando nos colégios Salesiano e Atheneu , em Aracaju. Gostava, tinha muita facilidade e se destacava na área da matemática, fïsica e química, o que lhe credenciava  ( paractercalguma renda, a dar aulas particulares  e  a assumir turmas em diversos colégios em Aracaju.  Aprovado ,com destaque , no vestibular para o curso de Engenharia Química da UFS, cursou e concluiu com brilhantismo, tendo, logo após colar grau, ido trabalhar  no Polo Petroquímico de Camaçari na Bahia. Toda esta dedicação às atividades técnicas e acadêmicas nunca o afastou de sua grande paixão pelos animais , em especial pelos potentes cavalos de vaquejada.

Ainda  em Sergipe , conheceu uma bela morena que enfeitiçou seu coração, Ângela Maria Oliveira, com quem casou, viveu toda sua vida e teve  seus três filhos,,  Maíra, Antonio Sobrinho e Manoel Gomes Junior . Sua família, a grande riqueza de sua vida.

Com  as reformas governamentais, houve uma grande redução no quadro de empregados de muitas empresas estatais, inclusive na qual ele trabalhava. Muitos técnicos sergipanos , que trabalhavam no Polo Petroquímico da Bahia, perderam seus empregos.

Voltou para Sergipe e foi convidado a lecionar em colégios particulares e, com muita dignidade, transmitiu seus conhecimentos aos alunos. Paralelamente a atividade como professor, montou com parentes um depósito de material de construção , que ele administrava com maestria. 

Tudo corria muito bem, ele e sua família estavam felizes,  mas passado algum tempo ,   alguns problemas de saúde, que já haviam começado na Bahia, foram se agravando, não obstante os tratamentos. 

Assim, em 09 de março de 1999, poucos dias após completar 49  anos de vida, nosso inesquecível Manequinha , nos dá adeus.



HOMENAGEM A “MANEQUINHA AGUIAR”

                 (Pelo poeta e repentista Jaime Santos)


Manequinha Aguiar Neto

Teve uma grande emoção

Despede-se das vaquejadas

Que é sua grande paixão.

Por problema de saúde

Que surgiu no coração

 

Depois de ganhar medalhas

E muitos ricos troféus

E uma bênção divina

Que veio de lá do Céu

É o amigo Manequinha

Pra ele tiro o chapéu.

 

Por problema de saúde

Deixou a grande paixão

As festas de vaquejada

Que reúne a multidão

Reunindo a vaqueirama

De todo aquele sertão.

 

Manequinha agora vive

Somente para sua família

Pra seus dois filhos pequenos

Pra sua linda Maíra

E sua esposa querida

Que se chama Ângela Maria.

 

Manequinha, meu amigo,

A ti eu faço um pedido

Mande gravar esta fita

Por um grande amigo locutor

Que também é seu amigo

O Galeguinho Aboiador.

 

Por aqui eu me despeço

Terminando este repente

Porque na minha escola

Sempre fui linha de frente

Hoje eu estou ficando velho

Estou esquecido da mente. 

  

Aracaju, 1998



JAIME SANTOS

Conhecido com “Jaime do caminhão”, ou  como “Jaime de Aquidabã”, município onde viveu a maior parte de sua vida , tendo , inclusive recebido o título de Cidadão de Aquidabã. 

Jaime nasceu em Siriri e aprendeu  a ler e a escrever sua terra natal. Desde o tempo de escola gostava  de fazer versos, poesias e repentes.

 

Esta homenagem foi feita, mas não chegou a ser entregue a seu amigo  MANEQUINHA AGUIAR , que, infelizmente , em 09 de março de 1999 , se transportou para a eternidade. 





 

terça-feira, 9 de março de 2021

80 ANOS DE MARIZETE


Marizete, 80 anos de vida

Hoje é um dia especial para todos nós. Estamos a comemorar o aniversário de Marizete Nascimento Aguiar Dinízio filha de Maria Anita do Nascimento Aguiar e de Manoel Gomes de Aguiar, duas pessoas que deixaram para seus filhos um legado de cultura, trabalho, honestidade e respeito. Diz-se que: “pela árvore se conhece os seus frutos”. Por aí podemos ver que Deus escolheu, em seu trabalho, um campo fértil onde esta Sua filha, Marizete, deveria ajudá-Lo, na difícil tarefa de construção do mundo. 
Marizete nasce do ventre de uma mulher de fino trato, estudiosa, voltada para o saber, educada nos espaços escolares da cidade de Laranjeiras, berço por onde se embalaram grandes vultos da civilização de Sergipe e do Brasil. Não por acaso, Dona Anita, mãe de Marizete e de mais 10 filhos, deixou, além da orientação educacional, um acervo de escritos de sua lavra, vários adormecidos com grafia original, passíveis de ainda gerarem valorosos livros, para deleite dos amantes das produções culturais. Nesta ótica do conhecer, saber, ensinar e produzir cultura, uma das filhas de Dona Anita, Antonia Roza, irmã de Marizete, produziu um livro de 300 páginas   Intitulado PASSAGENS DA VIDA” , com as poesias de sua mãe Anita Nascimento. Neste livro está a história história da família da qual Marizete é parte.  De seu pai , Manoel Gomes de Aguiar ( Maneca) , Marizete recebeu a energia de um ser humano dado ao respeito e ao trabalho, que alimentou em seus filhos  a importância da união e a prática do fazer, do servir e do ser solidário .
 É, pois, dentro deste contexto de trabalho,  estudo e respeito às pessoas , que a nossa homenageada  viveu e que vem praticando por toda esta sua caminhada. Marizete , seguindo os ensinamentos  de seus pais, alicerçou sua vida com dedicação a tudo que fez. Inteligente, procurou acercar-se de pessoas de valor.
Em sua terra, Malhada dos Bois, aproximou-se das pessoas mais humildes, manifestando uma enorme capacidade de acolher a todos, sem distinção, vivendo sempre rodeada de todos nós momentos alegres e, principalmente, nos mais difíceis. Com os conhecimentos auferidos nos estudos, pois seus pais a colocaram em bons colégios, Marizete formou grupos de amigos que até hoje mantêm acesa a chama do bem querer e do bem viver. Mulher bonita que sempre foi , logo o cupido a flechou, tendo constituído com Manoel Francisco Dinízio ( Nelito) uma família linda. Sonho acalentado e muito bem realizado.  
Marizete, progressista e lutadora,  aprovada em concurso público para a Universidade Federal de Sergipe, combinou com seu esposo Nelito, e transferiu-se da Malhada dos Bois , onde detinha a orientação de um cartório, para Aracaju, com o intuito de dar aos seus filhos, um melhor estudo. A luta foi gratificante, pois os meninos estudaram em importantes colégios, dentre os quais o Colégio de Aplicação da UFS , um dos melhores colégios de Sergipe. 
Infelizmente,  Nelito, seu esposo , foi levado para a casa do Senhor muito cedo, deixando com ela, a importante e difícil tarefa de dar continuidade a criação de seus filhos. A missão foi árdua, mas sua luta foi recompensada. Conseguiu orientar seus cinco filhos. 
Uma vida que levaria dias para descrever, mas aqui fica registrado o valor de Marizete, está pessoa tão simples que a gente não sabe bem porque gosta tanto dela. Uma prima de meu pai que, pelas vicissitudes da vida , conviveu com ele  como um seu irmão muito querido. 
Marizete, minha cunhada sempre presente em nossas vidas e na de todos  com quem convive. Uma conselheira sempre “pra frente” que tem prazer em ajudar a quem bate à sua porta; uma mulher de fibra que ver nas dificuldades o espaço para crescer. Marizete é a filha que viu em seus pais o caminho; que vê em seus filhos o tesouro e nos netos e bisnetos a sua razão maior de viver. 
Que Deus conserve a sua perseverança nos seus objetivos, e guarde  no seu coração a minha manifestação de carinho pela grande AMIGA que a Senhora é. 
Paz e Bem! Parabéns.
Zequinha ( José Teles de Menezes Sobrinho)
10.03.2021 
Zequinha, Roza, Marizete e Luis Felipe


MARIZETE, 80 ANOS COM ALTIVEZ!

Minha  querida irmã, que alegria poder comemorar seus 80 anos! 

Completed oito décadas de vida é um privilégio que somente os abençoados têm. Deus lhe concedeu esta bênção.

Sua vida tem sido cheia de lutas, muitas vitórias , momentos felizes, algumas derrotas e tristezas difíceis de serem esquecidas. Assim é a vida de todos nós. Você vem suportando, superando as dificuldades e hoje chega aos 80 anos com altivez, sentimento de dever cumprido e a certeza  de que sua presença  ainda é muito importante para todos. Você tem uma missão a cumprir , e é a consciência desta responsabilidade para com a família e para com a sociedade  que lhe faz acordar todas as manhãs, pedir forças ao Criador e seguir sua rotina, sendo presença marcante, força para orientar os mais jovens  e exemplo para animar os de mais idade.

Minha irmã, no dia de hoje e em todos os dias, peço a nossa Mãe Maria Santíssima que lhe abençoe e que você continue sendo essa mãe,  avó, bisavó forte, decidida, que acaricia, aplaude , corrige e orienta e, que assim, vai conduzindo  sua descendência e tantos outros que a você se agregam e que seguem a sua orientação..

Sobre quem é Marizete,  descrevi muito bem em meu texto “SETENTINHA ALTO ASTRAL “ , homenagem feita na ocasião em que você completou 70 anos de vida e que está  publicada neste blog. 

Marizete, que todos os dias Deus renove sua energia e lhe dê muita saúde e paz. Que você 

Seja muito feliz, minha irmã querida. 

Parabéns por seus 80 anos!

Marizete e Antonia Roza
  

Marizete discursando em meu aniversário . ( Teté)


80 ANOS DE NOSSA QUERIDA ZETE, 
MULHER VALENTE E PODEROSA!


Hoje, 10/03, data muito especial na qual comemoramos o nascimento da nossa “ perigosa Zete” , como carinhosamente ,  dizia "Mestre Raimundo", pessoa que a admirava muito. Na realidade ele queria dizer “valente e poderosa “  Dona Marizete.
É muito satisfatório falar dos meus irmãos, pois passam lembranças que nos levam ao passado, como esse caso que vou destacar: 
Certo dia, ela juntou os sobrinhos e foram para o " Pau da Canoa", outra fazenda de papai. À noite, quando voltavam, Antônio Vieira, um rapaz que andava lá em nossa casa, foi se esconder na rodagem para fazer medo à turma. Zete correu pra cima dele com a peixeira pensando ser um ladrão. Ele gritou: “Sou eu Zete”. Ela disse: “Eu lhe mato fio do cabrunco”  kkkkk.
Dessa forma, desde nova Zete é mulher destemida, de sangue no olho, o que  não é de se espantar, pois somos filhas de um cabra macho e fizemos de tudo para que nosso pai tivesse orgulho de nós. 
Minha querida irmã, não há um único dia que não lembro de você, aliás de todos.
Seria tão bom que tivéssemos todos juntos, para tomarmos aquela cachaça, kkkkk. 
Minha irmã, que toda felicidade, paz, saúde e prosperidade caiam sobre você.  Meus parabéns. DEUS esteja sempre com você 
 Um beijão
Teté ( Maria José Aguiar Silva)

Marizete ao meio, eu e Roza ladeando








AUTÊNTICA, FORTE, INSPIRAÇÃO FEMININA


Uma homenagem para uma mulher especial !
Cheia de habilidades ,virtudes e qualidades.
Autêntica ,livre para manifestar sua maneira de pensar e viver.
Moderna ,sempre à frente ,assim sua liderança se estabelece atualizada.
Forte para enfrentar perdas e cheia de energia para comemorar a vida!
Inspiração feminina para nossa geração,para mim!!
Saude e alegria.
Te amo !!
Feliz aniversário 
Grande beijo.
Alaíde Hermínia


VIDA DE CORAGEM E INSPIRAÇÃO 


Quanta alegria tia Zete!
Que amo com meu coração 
Oitenta anos de Marizete !
Vida de coragem e inspiração 

Parabéns 🎊🎈🎉🍾 
Feliz aniversário 🎊🎉🎂🎁🎈

Anete Hermínia



TIA ZETE É UMA BÊNÇÃO  PRA NOSSA FAMÍLIA 


Tia Zete é uma benção para nossa família! Mulher guerreira e determinada.
Sempre preocupada com todos!
Alguém que nos inspira a ser forte e corajoso para alcançar os objetivos na vida!!
Meus parabéns!! Amamos vc!
Marina Oliveira Malta


  
MARIZETE, MUITA FESTA E ALEGRIA


Tia Marizete, o desejo de visita-la é imenso, no entanto esta maldita pandemia  nos impede deste contato, nesse momento , mas com fé em Deus tudo isso irá passar e iremos comemorar este e outros aniversários  da maneira que a senhora sempre comemorou , com muita festa e alegria. 
Desde já desejo de coração muitos anos de vida com saúde, paz e felicidade, sinta-se abraçada e beijada por este sobrinho que tanto lhe admira.
Emanoel Bonfim



MARIZETE - MULHER MAIS IMPORTANTE DE MINHA VIDA


Hoje eu quero parabenizar a mulher mais importante da minha vida que é minha mãe dona Marizete,  que está hoje  completando seus 80 anos . Parabéns , que Deus te dê muita saúde ,muita paz ,muita alegria e muito amor . Que  a senhora tenha muitos e muitos longos anos de vida pela frente, com fé em Deus.

Nós te amamos ! 

Teu neto.

 George André e tua neta Marizete Cristina 


 
LIDERANÇA , ENTUSIAMO NAS LUTAS SOCIAIS

Parabéns Tia Zete, pelos seus 80 anos construídos com muita inovação, dedicação, e vontade de contribuir para as lutas sociais, como foi o caso na Prefeitura de Malhada dos Bois e na UFS, quando desempenhou um excelente trabalho, com sua liderança e entusiasmo. Agora de volta ao seu aconchego, o Caburé, está no convívio da sua bela família, que cresce cada vez mais para sua felicidade. Desejo muita saúde paz e felicidades!

Carlos e Eline


















TIA ZETE, SORRISO ENCANTADOR!

Acordei com o desejo especial de felicitar uma pessoa especial, única, pioneira em decisões, boemia, tabus, coragem, etc. 

Tia Zete sabemos muito do quanto é preciosa, do seu quilate, da sua generosidade, muito prestativa, ser dedicada, humana,  abraçada por todos. Nós sentimos orgulho de sermos sobrinhos, que independente de qualquer coisa quero vê-la feliz, alegre como sempre foi. Nada venha desanima-la ou desistir de seus sonhos e planos. 

Já passou por momentos delicados mas como é uma lenda viva, conseguio ultrapassar. Olhando para senhora, 80 anos lindona, sorriso encantador, idéias, pensamentos juvenil. Que a divina luz a conserve assim e que todas as bênçãos e realizações caiam sobre te, que os anos vindouros venham repletos de saúde, paz, realizações, alegrias.

Parabéns, nos 90 anos estarei pessoalmente aí para tomarmos todas, abração tia.

Paulo Augusto





COMO É GRANDE O NOSSO AMOR POR VOCÊ!


Amiga Marizete, 
nós temos tanto para te falar. 
Mas com palavras, não sabemos dizer. 
Como é grande o nosso amor por você. 
Nunca se esqueça nem segundo 
que nós temos o amor maior do mundo. 
Como é grande o nosso amor por você. 

Parabéns pra você. Um grande abraço.
Ivanilde gomes(Vone)
Família Gomes Silva





ELA NOS ENSINOU A ARTE DE SER FELIZ


Essa mulher maravilhosa que nos ensinou tanta coisa nessa vida....mas principalmente a arte de ser feliz, de fazer os momentos serem transformados em alegria. Juntando todos nós e criando sempre uma gota de felicidade num oceano de águas turbulentas. Essa mulher vitoriosa é ela, Marizete, tia Zete. Você sempre foi um símbolo de alegria e quando ficávamos no dique durante a noite e a sua voz nos embalava lindas canções. Quando organizava as partidas de futebol da família: homens contra mulheres, por causa do número sempre maior de mulheres na família. A  🌙🌒 lua sempre nossa nas pescarias, quer sejam nos igarapés ou nas marés, era a mesma alegria. Quer seja no trocar da noite pelo dia, sempre encontrava uma forma de  ocupar o tempo, e este ia encurtando os nossos dias de férias, na fazenda Brejinho..... 😘 No seu ❤️ de quem nunca te esquece e te ama. 
Sua sobrinha 
Aldete Hermínia.


ENERGIA CONTAGIANTE


Parabéns tia Zete!! Feliz aniversário, saúde e paz!! Que Deus lhe conceda muitos anos de vida , para continuar nos inspirando e alegrando. A sua energia é contagiante e vivi grandes momentos com a senhora. Sou muito grato isso. Bjs te amamos.
Eugênio, Carla , Laura e Júlia


               Maria Anita ( Niu) , Marcel e Marizete

MARIZETE, NOSSA DIVA MAIOR!

Nesse  belo  dia  ,10/03, aniversaria   a  nossa diva  maior - Marizete  Aguiar  - dona  e uma  personalidade   forte  e  disposta  a  ajudar  qualquer  pessoa!!
Quisera  lhe abraçar , minha  irmã ,    mas  essa  pandemia  não  permite! Que  Deus   lhe  dê  muita  saúde  e  paz  pra  chegar  aos 90 
Como falei, devido  essa  pandemia  não pudemos  nos  abraçar ,  mas  daqui  vai  meu  abraço   fraternal   com  aquele  carinho  especial  !!! !!Abraços!! 
Maria Anita (Niu)

                 Com minha filha, Laura Katharine

DUAS POESIAS- Homenagem a minha querida tia.


MARIZETE AGUIAR DINIZIO  I

Indomável 
Que outra palavra define Marizete?
É como o mar nas maiores marés 
Como o potro que corre no campo 
Como o leão na montanha 
Como a tempestade em pleno mar.

Mulher corajosa,
Disciplina Militar, 
Mãe rigorosa,
Vó glamourosa,
Mais sensato seria compará-la a uma Roza!

MARIZETE AGUIAR DINIZIO  II

Quem conhece Marizete, 
aos poucos se encanta!
Depois da tempestade,
 a brisa que acalanta!
Quem conhece Marizete, 
aos poucos, se encanta!

Eurípedes Manoel

Parabéns, minha querida tia. 
O nosso maior desejo é a saúde da senhora e de todos!!
Seja muito feliz. Parabéns!!!  Um cheiro.

Eurípedes Manoel, Rosimeire (Rose), Luís Felipe e Laura Katharine!!



GUERREIRA, ACOLHEDORA , AMIGA


Parabéns para esta mulher guerreira ,acolhedora, amiga e de autoestima lá em cima .Desejo que "Deus" derrame bênçãos e  bênçãos de muitas alegrias, paz ,amor e tudo de melhor que existe no mundo ♡♡♡ És uma mulher admirável ...♡♡♡ 🍻🍺🍹🍸🥂... 🎂👏👏👏🎈Felicidades miiillll 🎈
Sandra, Manuel e família


ENTUSIASTA DO ESTUDO E DA PERSEVERANÇA


Titia, Que Deus lhe dê vida longa e feliz.
A senhora foi sempre um exemplo para nós, de juventude,coragem, pioneirismo e amor.
Sua liderança pode ser vista na imensa torcida do Confiança na Família , que vovó Anita não entendia.Mas sempre foi um entusiasta do estudo e da perseverança no nossos sonhos.
Um beijo
Manuel Hermínio, Sandra  e Família 




PARABÉNS PARA NOSSA GUERREIRA! 


Sem poder aglomerar, mas fomos todos visitar,  com o máximo de cuidado. Todos de máscaras e muito álcool nas mãos. 

Mãe te amo e cada ano de vida é uma alegria no meu coração. 80 anos de história e desses 80, quase 55 anos ao seu lado.

Hoje faríamos uma grande festa digna da senhora, porém o maior presente que podemos dar é lhe protegermos. Sei que todos os familiares  gostariam  de estar  juntos, porém o gosto é nosso, mas a execução é no tempo de Deus. 

Parabéns para nossa guerreira .

Em nome de todos os filhos, netos e bisnetos de MARIZETE, agradecemos toda atenção das famílias: AGUIAR, NASCIMENTO, OLIVEIRA, MENEZES , também a todas as famílias agregadas,  aos amigos , a seus ex-colegas de estudo e de trabalho, gratidão pelo dom da vida de minha mãe e todos nossos familiares. 

Parabéns minha mãe!

Helder

ESTRELA QUE BRILHA NOS CORAÇÕES DE TODAS



Muito obrigado a todos que iluminam essa 🌟 que até hoje brilha nos corações que todos amam e respeitam. 

Viva!!!!  Beijos da Tia , mãe e pai Zete    👏👏👏👏🎉🎊🎊🎊🎊💋🎆🎂🎂🎇🎇🎇🎇🎆🎉🎊

Domingos Sávio







sábado, 6 de março de 2021

AFRA AMÉLIA AGUIAR

. Tendo convivido com minha avó apenas quando ela já estava numa idade avançada, época em que passava um tempo na casa de meu tio João e outro em nossa casa, ou seja na casa de Maneca, o outro filho dela, eu, na minha pouca idade, não entendia bem a dinâmica da vida dela. Por exemplo, eu não sabia que ela combinou com meu avô, Manoel Gomes de Novaes,  e doaram  sua parte na Fazenda Brejinho a papai e a outra parte na Fazenda João Vieira a tio João, para que eles construíssem suas casas, desenvolvessem seu negócios e pudessem criar e educar seus filhos. Atitude altruísta de quem tem  nobreza de coração. Hoje, que entendo, sou eternamente grata.
Lembro bem que, com pouco mais de noventa anos, ela estava gravemente doente e que, todas as noites, nossa casa, na Fazenda Brejinho, ficava repleta de parentes que vinham de diversos lugares e passávamos a noite ali acordados acompanhando o seu respirar fraco , até que ela se foi em janeiro de 1963. 
Pelos idos de 1975, mais ou menos, papai me entregou uma carta manuscrita e me pediu: “ minha filha, datilografe esta carta que é para que todos os parentes conheçam quem foi sua avó.” Atendi seu pedido e entreguei diversas cópias a ele. Revendo meus arquivos encontrei a cópia desta carta  que revela 
características e a maneira de agir de AFRA AMÉLIA AGUIAR , que poucos de nós conhecíamos. 

CARTA DE JOÃO DE AGUIAR FIGUEIREDO aos primos João Gomes de Aguiar e Manoel Gomes de Aguiar , por ocasião do falecimento de sua tia Afra Amélia Aguiar.