terça-feira, 30 de março de 2021

MANOEL GOMES DE AGUIAR NETO - MANEQUINHA


Manoel Gomes de Aguiar  Neto, Manequinha, nasceu  em 14 de Fevereiro de 1950 , na fazenda Pau da Canoa” , em Bananeira, município de Cedro de São João Sergipe. Filho de José Herminio de  Aguiar (Zezé) Lúcia Cardoso Aguiar. Criança linda, foi o primeiro neto de Manoel Gomes de Aguiar (Maneca) e Maria Anita Nascimento Aguiar. Na  condição de primeiro neto, sempre foi muito querido e paparicado por toda a família.  Manequinha sempre foi muito bem comportado, estudioso e dedicado a família. 

Fez seus primeiros estudos em Malhada do Bois, continuando nos colégios Salesiano e Atheneu , em Aracaju. Gostava, tinha muita facilidade e se destacava na área da matemática, fïsica e química, o que lhe credenciava  ( paractercalguma renda, a dar aulas particulares  e  a assumir turmas em diversos colégios em Aracaju.  Aprovado ,com destaque , no vestibular para o curso de Engenharia Química da UFS, cursou e concluiu com brilhantismo, tendo, logo após colar grau, ido trabalhar  no Polo Petroquímico de Camaçari na Bahia. Toda esta dedicação às atividades técnicas e acadêmicas nunca o afastou de sua grande paixão pelos animais , em especial pelos potentes cavalos de vaquejada.

Ainda  em Sergipe , conheceu uma bela morena que enfeitiçou seu coração, Ângela Maria Oliveira, com quem casou, viveu toda sua vida e teve  seus três filhos,,  Maíra, Antonio Sobrinho e Manoel Gomes Junior . Sua família, a grande riqueza de sua vida.

Com  as reformas governamentais, houve uma grande redução no quadro de empregados de muitas empresas estatais, inclusive na qual ele trabalhava. Muitos técnicos sergipanos , que trabalhavam no Polo Petroquímico da Bahia, perderam seus empregos.

Voltou para Sergipe e foi convidado a lecionar em colégios particulares e, com muita dignidade, transmitiu seus conhecimentos aos alunos. Paralelamente a atividade como professor, montou com parentes um depósito de material de construção , que ele administrava com maestria. 

Tudo corria muito bem, ele e sua família estavam felizes,  mas passado algum tempo ,   alguns problemas de saúde, que já haviam começado na Bahia, foram se agravando, não obstante os tratamentos. 

Assim, em 09 de março de 1999, poucos dias após completar 49  anos de vida, nosso inesquecível Manequinha , nos dá adeus.



HOMENAGEM A “MANEQUINHA AGUIAR”

                 (Pelo poeta e repentista Jaime Santos)


Manequinha Aguiar Neto

Teve uma grande emoção

Despede-se das vaquejadas

Que é sua grande paixão.

Por problema de saúde

Que surgiu no coração

 

Depois de ganhar medalhas

E muitos ricos troféus

E uma bênção divina

Que veio de lá do Céu

É o amigo Manequinha

Pra ele tiro o chapéu.

 

Por problema de saúde

Deixou a grande paixão

As festas de vaquejada

Que reúne a multidão

Reunindo a vaqueirama

De todo aquele sertão.

 

Manequinha agora vive

Somente para sua família

Pra seus dois filhos pequenos

Pra sua linda Maíra

E sua esposa querida

Que se chama Ângela Maria.

 

Manequinha, meu amigo,

A ti eu faço um pedido

Mande gravar esta fita

Por um grande amigo locutor

Que também é seu amigo

O Galeguinho Aboiador.

 

Por aqui eu me despeço

Terminando este repente

Porque na minha escola

Sempre fui linha de frente

Hoje eu estou ficando velho

Estou esquecido da mente. 

  

Aracaju, 1998



JAIME SANTOS

Conhecido com “Jaime do caminhão”, ou  como “Jaime de Aquidabã”, município onde viveu a maior parte de sua vida , tendo , inclusive recebido o título de Cidadão de Aquidabã. 

Jaime nasceu em Siriri e aprendeu  a ler e a escrever sua terra natal. Desde o tempo de escola gostava  de fazer versos, poesias e repentes.

 

Esta homenagem foi feita, mas não chegou a ser entregue a seu amigo  MANEQUINHA AGUIAR , que, infelizmente , em 09 de março de 1999 , se transportou para a eternidade. 





 

15 comentários:

  1. Jaime, o poeta, foi muito feliz ao homenagear seu amigo, o Engenheiro Químico Manoel Gomes de Aguiar Neto , “Manequinha”, que, além da dedicação a seu trabalho e a sua família era um apaixonado pelos cavalos e pelas festas de vaquejada. Parabéns ao escritor pelo belo repente , homenageando um grande homem, um ser humano incrível , que é orgulho para seus filhos e demais familiares.
    Manequinha , em sua trajetória de vida , cultivou importantes amizades, a exemplo do próprio escritor.
    Belo trabalho poético .
    Parabéns, Jaime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai, Jaime é aquele que tem um filho no Mato Grosso? Não é?

      Excluir
  2. Senhor Jaime, não como lhe agradecer por esse carinho que tinha pelo o meu irmão, figue muito emocionada em saber que o senhor guardor por tanto tempo essa poema falando do grande homem meu irmão. Muito obrigado do fundo do coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Anita, eu também fiquei muito emocionada por tanto carinho para vom nosso Manequinha

      Excluir
  3. Sr.Jaime,em nome de meu pai venho agradecer essa linda homenagem ele também tinha uma grande admiração pelo senhor amava sua companhia nas conversas de final de tarde,e emocionada venho aqui transmitir minha eterna GRATIDÃO por todo carinho,dedicação a essa homenagem ao meu herói Manoel Aguiar(meu pai)que jamais será esquecida.👏🏻👏🏻❤️👏🏻👏🏻. Maíra Aguiar

    ResponderExcluir
  4. Sr.Jaime,em nome de meu pai venho agradecer essa linda homenagem ele também tinha uma grande admiração pelo senhor amava sua companhia nas conversas de final de tarde,e emocionada venho aqui transmitir minha eterna GRATIDÃO por todo carinho,dedicação a essa homenagem ao meu herói Manoel Aguiar(meu pai)que jamais será esquecida.👏🏻👏🏻❤️👏🏻👏🏻. Maíra Aguiar

    ResponderExcluir
  5. Sr.Jaime,em nome de meu pai venho agradecer essa linda homenagem ele também tinha uma grande admiração pelo senhor amava sua companhia nas conversas de final de tarde,e emocionada venho aqui transmitir minha eterna GRATIDÃO por todo carinho,dedicação a essa homenagem ao meu herói Manoel Aguiar(meu pai)que jamais será esquecida.👏🏻👏🏻❤️👏🏻👏🏻. Maíra Aguiar

    ResponderExcluir
  6. Além de repentista e poeta , um amigo e admirador dei nosso Manequinha!
    Obrigada tia por compartilhar tão pura homenagem
    Anete Hermínia

    ResponderExcluir
  7. Um excelente trabalho do Jaime.Saudades eternas de Manequinha!Domingos Sávio Aguiar Dinizio.

    ResponderExcluir
  8. Que bela, seu Jaime, ao homem que se graduou-se em engenharia química, que fez história no polo petroquímico de Camaçari/Bahia, como fez mais história ainda como vaqueiro, quero o rei das vaquejadas, como Neto de seu Maneca guiar, sobrinho de mano Aguiar, que desbravaram a vaquejada, respeitando o cavalo o boi e o Vaqueiro...hoje seus primos não deixam essa tradição morrer. Helder, Cesar, George André, ainda frequenta as vaquejadas, e continuam levando o nome de vocês para o descendentes. É com imensa honra que a família Aguiar e agregados, faz o tributo ao primeiro Neto de seu Maneca, Manequinha, que deixou seu legado de honra. Minha família se orgulha de ter partilhado, ainda vivo, com a lenda do mundo da vaquejada. Gratidão seu Jaime pelos versos e rimas.👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. *Saudades de Manequinha:* Parceiro de várias atividades . Como jovem costumávamos formar um time de futebol em que ele se responsabilizava pela defesa e eu pelo ataque para jogarmos contra um time formado em média por quatro netos mais novos. Quando veio para Aracaju mostramos habilidade em construir galinheiros na nossa casa da rua Zaqueu Brandão. Construimos um de ripa o *LUMA 1* e depois um mais moderno de tela, o *LUMA II*. Na parte científica quando passamos no vestibular lançamos no ano seguinte o curso pré-vestibular *"APOLO"*. Ele ensinou química e eu biológia. Nosso principal aluno foi Almir camisinha médico aprovado de primeira no vestibular para a UFS e referência no combate a AIDS. em nosso Estado. Por tudo isso percebe-se a sintonia que tinha com o meu estimado primo Manequinha e a saudade que me dá ao reverenciarmos a data do seu nascimento. O que nos conforta é que ele foi e sempre será um exemplo de um grande homem a ser seguido por todos nós Saudades Maneca

    ResponderExcluir
  10. Esse foi um exemplo que nos tivemos como referência nossa mesma entre os primos. Nosso primo mais velho, sincero sério por demais. Pra extrairmos um sorriso dele era difícil. Estudioso ao extremo, correto, corrente, sempre pensativo. A vida o levou muito cedo por conta de uma hipertensão muito severa. Mas morre o homem e não sua alma.vive para sempre e seus exemplos merecem ser seguidos. Eu diria isso mesmo Carlos...tiro o chapéu para ele: o senhor da retidão!

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um exemplo que nos tivemos como referência nossa mesma entre os primos. Nosso primo mais velho, sincero sério por demais. Pra extrairmos um sorriso dele era difícil. Estudioso ao extremo, correto, corrente, sempre pensativo. A vida o levou muito cedo por conta de uma hipertensão muito severa. Mas morre o homem e não sua alma.vive para sempre e seus exemplos merecem ser seguidos. Eu diria isso mesmo Carlos...tiro o chapéu para ele: o senhor da retidão!

    ResponderExcluir